Seguidores

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Kata






Os Kata, são o início e o fim desta arte marcial, sem dúvida é a essência do Karatê.
Um Kata nada mais é do que um segmento de movimentos de Karatê codificados com esmero, executados na mesma maneira e nas mesmas direções. Na duração do Kata, o praticante executa uma série importante de técnicas.
As velhas técnicas ensinadas pelos velhos mestres da arte, estão contidas nos Kata.
Dentre todas as artes marciais, os Kata do Karatê são os únicos que se executam só e sem acessórios especiais. É na execução do Kata que podemos notar o progresso que obtivemos. Para a obtenção de graus e faixas é necessário o seu teste. Nesta fase é incrível para quem assiste, ver um só homem num combate contra vários adversários. Esta é a impressão que se tem..!

O Combate Real

É no Kata que o praticante deve colocar toda a sua força e energia ligadas à vontade. O plano é enfrentarmos entre 8 e 10 adversários. É a única maneira de adquirirmos a sensação de combate real e total, no qual poderá adquirir o domínio do corpo e do espírito. Até bem pouco tempo, os Katas, eram a única forma de chegarmos à progressão para o domínio manancial de eficácia absoluta. Foi o antagonismo dos universitários japoneses que deu origem à adjunção de uma forma nova, o combate livre, fazendo o sistema moderno de competições. Os Katas contêm todas as técnicas do Karatê moderno e diferem do Jiyu- Kumite que desenvolve o sentido da defesa numa só direção. Eles nos fazem descobrir em si mesmos uma fonte de possibilidades incríveis. Pelas obrigações que nos impõem em bloquear, esquivar, bater de mãos fechadas e pés encadeados, saltar por cima dos ataques, etc; nos dão a idéia de um ataque real no qual somos atacados de todos os lados e por todos os modos. Muitas vezes certas passagens dos Katas, parecem de pouco efeito se aplicadas num combate real, e que certos bloqueios são lentos. Sabemos que tudo isto pode encher de suspeitas o espírito daquele que inicia. Jamais um Kata é entendido a fundo, a não ser por um mestre. O belo, está em procurarmos os limites do incompreensível, a razão de nosso progresso, e somente mais tarde vemos que certas evoluções para nós estranhas tem um sentido pré- estabelecido.
O combate exige uma enorme tensão mental pois nos movimentamos pouco. Sabemos que, ao passo que conhecemos mais a fundo um Kata, uma nova possibilidade e compreensão se abre diante de nós. O Kata inicia por uma defesa, sendo que o Karatê deve ser utilizado para salvarmos nossa integridade física.
Aos poucos, vamos nos aproximando - através de várias repetições - do Kata verdadeiro distante de ser aquele incompreendido. Praticados e executados com sinceridade, ritmo, espírito, força e velocidade, é magnífico, belo e admirável para quem olha.

www.meusite.pro.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário