Seguidores

domingo, 22 de dezembro de 2013

AS ARMAS DO KARATÊ




A NOMENCLATURA USADA AQUI É DO ESTILO SHOTOKAN
Atenção especial deve ser dada aos principiantes, é o fechamento da mão. Geralmente eles apenas a fecham sem estarem contraídas devidamente, ou costumam fechar a mão segurando o polegar dentro, o que irá causar a quebra, luxação ou entorse do mesmo em caso de contato, principalmente se for para bloquear algum golpe forte como um geri (chute).
Muitos praticantes acham que a potência do soco está no braço, exercitando bastante o tríceps, e algumas vezes também erroneamente o bíceps, que um músculo antagonista, e quanto mais for hipertrofiado, mais irá segurar o movimento do soco, esquecendo que o que segura o impacto é o punho, necessitando assim exercitar com a mesma intensidade e voluma o antebraço que o braço. Não podemos esquecer também que a força explosiva do soco de karate, nada tem haver com exercícios de musculação, pois irá trabalhar fibras diferentes da que usamos nos golpes. É comum ver praticantes “abrirem” o punho durante o soco devido essa falta de uma orientação mais profissional.
1 -) Estenda os dedos e alinhe o dedo indicador, o dedo médio, o anelar e o mínimo.
2 -) Dobre os quatro dedos para dentro, começando com o dedo mínimo, seguido por cada dedo.
3 -) Dobre os dedos para dentro até as pontas de eles tocarem na sua base.
4 -) Continue dobrando os quatro dedos para dentro, com muita firmeza na palma.
5 -) Dobre o polegar para baixo para que ele pressione firmemente os dedos indicadores e médios. Pressione o polegar e o dedo mínimo firmemente entre os outros para formar um punho forte







ARMAS DAS MÃOS E BRAÇOS
1 -) SEIKEN (Punho frontal)
É o mais comumente usado em Karate, e a prática freqüente garante a forma correta. No SEKEN as primeiras juntas dos dedos indicadores e médios são usadas para atingir o alvo. O punho é mantido em linha reta de modo que o dorso da mão e a parte do pulso tracem uma linha reta, permitindo que toda a energia de um soco se concentre na frente do punho no local das duas primeiras juntas. O pulso deve ser mantido rígido e reto em todos os momentos, um punho dobrado pode resultar em ferimentos quando o soco for dado.
 





2 -) URAKEN (Punho invertido)
Formado da mesma maneira que o Seiken, pode ser usado para ataques ao rosto e á lateral do corpo. O dorso da mão, em torno das primeiras juntas dos dedos indicadores e médios, é usado para atingir o alvo. Para dar um potente soco URAKEN o braço é usado como um chicote, fazendo uma pressão na altura do cotovelo. Sem a pressão do cotovelo, o soco URAKEN perde a sua eficácia.
 







3 -) TETTSUI (Punho fechado)
Também formado da mesma maneira que o seiken, o TETTSUI pode ser usado para golpes na cabeça e no corpo. A base do soco é usada para acertar o alvo e, como o uraken, a sua eficácia depende da mobilidade do cotovelo.
 














4 -) IPPON-KEN (punho com uma junta do dedo)
O IPPON-KEN é parecido com o seiken, exceto que a segunda junta do dedo indicador se sobressai, com o dedo indicador dobrado firmemente imprensando entre a polpa do polegar e o dedo médio. A junta saliente do dedo indicador é usada para atacar os pontos vulneráveis, como a ponte nasal e a área abaixo do nariz, tornando i IPPON-KEN uma arma muito eficaz.


5 -) NAKADAKA IPPON-KEN (Punho de uma junta do dedo médio)
O NAKADAKA IPPON-KEN é formado de mesma maneira que o seiken, exceto que a primeira articulação conjunta do dedo médio se sobressai. A junta saliente é utilizada para atingir o alvo da mesma forma que o ippon-ken


6 -) HIRAKEN (Punho frontal com a junta)
Forma-se o HIRAKEN dobrando o indicador, o médio, o anular e o mínino de modo que as pontas dos dedos tocam a borda da palma atrás das primeiras articulações. A polpa do polegar é pressionada contra a lateral do dedo indicador. O HIRAKEN pode ser usado em ataques a pontos vulneráveis, tais como a área abaixo do nariz.


8  -) NUKITE (Mão em ponta de lança)
Enquanto o termo NUKITE é normalmente usado para se referir ao SHIHON (quatro dedos) NUKITE, existem outros tipos de NUKITE como: Nihon (NUKITE com dois dedos) e ippon (NUKITE com um dedo). Uma vez que as pontas dos dedos são usadas para atingir o alvo, elas estão sujeitas a uma quantidade enorme de stress. Para evitar torções e outros acidentes possíveis, é recomendado fortalecer regularmente os dedos. Vejo muitas literaturas aconselharem empunhar os dedos em areia ou arroz, mais sabemos que essa prática pode machucar e lesionar as cutículas, que são uma proteção natural de nossa pele (maior órgão do corpo), deixando-nos vulneráveis a contrair doenças como HIV, hepatite e outras males  caso tenhamos contato com sangue contaminado, seja pelo esporte ou por um socorro de urgência.
Meu conselho seria exercitar os dedos com uma bola de tênis ou fazer flexição usando ao invés da palma, os dedos, e com a evolução poderia alternar os dedos usando três ou até dois dedos com o tempo.

9 -) SHIHON-NUKITE (Mão em ponta de lança com quatro dedos)
No SHIHON-NUKITE o indicador, o médio, o anular e os mínimos ficam alinhados e estendidos. Os quatro dedos são dobrados suavemente e o polegar fica muito apertado na borda da mão. O DHIHON-NUKITE pode ser usado para ataques ao plexo solar e ao lado do corpo.



10 -) NIHON-NUKITE (Mão em ponta de lança com dois dedos)
No NIHON-NUKITE, que pode ser usado para ataques visando os olhos e o nariz, o indicador e o médio ficam estendidos e levemente curvados.




11 -) IPPON-NUKITE (Mão em ponta de lança com um dedo)
Para formar o IPPON-NUKITE o dedo indicador fica estendido e levemente curvado, enquanto o médio, indicador e o mínimo ficam fortemente dobrados para trás como o hiraken. O dedo indicador fica firmemente prensado entre o polegar e o dedo médio. O IPPON-NUKITE pode ser usado para ataques dirigidos a pontos vulneráveis como os olhos e outros pontos vitais.

12 -) HAISHU (Costas da mão)
O HAISHU é usado mais para defesa, onde a área de contato é as costas da mão.




13 -) SHUTÔ
(Faca da mão)
No SHUTÔ  a borda externa da mão abaixo do dedo mínimo é utilizada como uma espada para bloquear ou atacar. O indicador, o médio, o anular e os mínimos ficam alinhados e estendidos enquanto o polegar fica bem apertado contra a borda da mão.


14 -) HAITÔ (Aresta da mão)
No HAITÔ a borda da mão em torno da primeira articulação do dedo indicador é utilizada como uma espada para bloquear ou atacar. Comparando com o shutô, o polegar fica mais puxado para dentro em direção á palma da mão.



15 -) SEIRYÛTÔ (Mão de mandíbula de boi)
No SIRYÛTÔ a borda da mão externa da mão perto do punho atinge o alvo. O punho é dobrado para trás conforme a borda inferior da mão é impulsionada para fora para defesa ou ataque.



16 -) TEISHÔ (Base da palma)
Forma-se o TEISHÔ curvando o punho ara cima e empurrando o cutelo da mão para frente. O cutelo é empurrado para frente bruscamente para ataques ao queixo ou qualquer outra parte, assim como para bloqueio.




17 - ) KEITÔ (Defesa com a mão em crista de galo)
No KEITÔ a base e a primeira junta do polegar é usada para golpear visando à axila ou o braço que dá o soco. A mão fica dobrada ao pulso de modo que a base do polegar fique em consonância com a aparte de cima do antebraço.



18 -) YOKOKEN (Punho lateral)
No YOKOKEN, formado da mesma maneira que i ippon-ken, a segunda junta do polegar é usada para atingir o alvo. É eficaz em ataques direcionados a esses pontos vulneráveis, como a traquéia.



19 -) KAKUTÔ (Pulso dobrado)
No KAKUTÔ o punho é dobrado para baixo e a parte superior do pulso é usada para atingir o alvo. O KAKUTÔ é altamente eficaz em ataques ao queixo.



20 -) WASHIDE (Mão de águia)
No WASHIDE as pontas dos cinco dedos ficam comprimidas para formar um ponto, de aparência semelhante a um bico de pássaro, usadas para ataques a pontos vulneráveis, tais como a garganta e a traquéia. Sendo um ataque eficaz, devem ser tomados os cuidados para evitar torção nos dedos e outras lesões.


21 -) KUMADE (Mão de urso)
No KUMADE, formado ao dobrar os dedos e o polegar, assim as pontas dos dedos apenas tocam a borda da palma, a palma é utilizada para atingir o alvo. A palma é empurrada para fora bruscamente, fazendo do KUMADDE uma arma eficaz para ataques á face.


22 -) UDE (Braço)
A maioria das técnicas básicas de bloqueio empregadas no Karatê é realizada com os braços. O antebraço, que pode ser usado quase por inteiro para bloqueio, é dividido em quatro regiões de base longitudinal:
A – UCHI-UDE – braço interno, o lado do polegar do antebraço
B – SOTO-UDE – braço exterior, o lado do dedo mínimo do antebraço.
C – HAIWAN – braço para trás,  a superfície posterior do antebraço ligado ao dorso da mão
D – FUKUWAN – barriga do braço, a superfície anterior do antebraço que se liga á palma.





23 -) EMPI (Cotovelo)
Ao enfrentar um adversário de perto, o cotovelo pode ser usado como uma arma eficaz para ataques ao rosto, queixo, plexo solar e lateral do corpo. Também é adequado o uso do cotovelo em aplicações de autodefesa







ARMAS DAS PERNAS E PÉS

1 -) HIZA (Joelho)
O joelho pode ser usado em um estreita faixa de golpes ao rosto, á lateral do corpo e á virilha. Também pode ser usado para autodefesa por mulheres, crianças e pessoas sem muita força física.




2 -) KOSHI (Bola do pé)
No Karate a bola do pé é mais usada para chutes. Com os dedos fazendo hiperextenção e  o pé em dorse flexição, a bola do pé do pé pode ser usada para atacar quase todas as partes do corpo, incluindo queixo, tórax, abdômen e virilha.





3 -) SOKUTÔ (Faca do pé)
Usado em chutes laterais, o sokutô utiliza a borda externa do pé. O pé fica dobrado para dentro no tornozelo e firme no lugar.




4 -) HAISOKU (Peito do pé)
No HAISOKU a parte superior do pé, do tornozelo até os dedos é usada como superfície de impacto. O pé em flexão plantar e os dedos flexionado. A área em cima dos dedos é chamada de JÔHAISOKU.



5 -) SOKUSÔ (Ponta dos dedos)
No SOKUSÔ todos os dedos ficam agrupados e suas extremidades são usadas para atingir o alvo.




6 -) KAKATO (Calcanhar)
O calcanhar é usados em chutes para trás ou no fumikomi (pisão) também.




7 -) SOKUTEI (Sola do pé)
A sola é usada principalmente para defesa ou num pisão.



Retirado: KARATE SHOTOKAN – OFICIAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário