domingo, 28 de julho de 2013
terça-feira, 23 de julho de 2013
Kamisama
Kami-sama (Deus?), A palavra japonesa para "divindade." A palavra é usada para indicar qualquer tipo de deus, seres de um lugar mais alto ou pertencentes a uma esfera diferente da existência, ou o Deus judaico-cristão.
Kamidana
Kamidana (altar kami-dana?, Lit. "Deus-shelf") são altares domésticos em miniatura previstos para consagrar um kami Shinto. Eles são mais comumente encontrado no Japão, a casa de culto kami.
O kamidana é normalmente colocado no alto de uma parede e contém uma grande variedade de itens relacionados às cerimônias de estilo Shinto, a mais importante das quais é a shintai, um objeto destinado a abrigar um kami escolhido, dando-lhe, assim, uma forma física para permitir a adoração . Kamidana shintai são mais comumente pequenos espelhos circulares, embora eles também podem ser pedras (magatama), jóias, ou algum outro objeto de valor, em grande parte simbólica. The kami dentro do shintai muitas vezes é a divindade do santuário local ou de um particular a profissão do dono da casa. uma parte do kami (Bunrei) foi obtido especificamente para esse fim de um santuário através de um processo chamado kanjo.
Culto no kamidana tipicamente consiste na oferta de orações simples, alimentos (por exemplo, arroz, frutas, água) e flores. [4] Antes de adoração no kamidana é ritualmente importante para os membros da família para limpar as mãos.
Kamidana também pode ser encontrado em algumas tradicional arte marcial japonesa dojo.
sexta-feira, 19 de julho de 2013
Kata do Estilo Shotokan
HEIAN SHODAN - PAZ(hei) e TRANQUILIDADE(an) - Primeiro
HEIAN NIDAN - PAZ e TRANQUILIDADE - Segundo
HEIAN SANDAN - PAZ e TRANQUILIDADE - Terceiro
HEIAN YONDAN - PAZ e TRANQUILIDADE - Quarto
HEIAN GODAN - PAZ e TRANQUILIDADE - Quinto
TEKKI SHODAN - CAVALEIRO de FERRO (tetsu=ferro, Ki=cavaleiro) - Primeiro
TEKKI NIDAN - CAVALEIRO de FERRO - Segundo
TEKKI SANDAN - CAVALEIRO de FERRO - Terceiro
BASSAI DAÌ - ROMPER a FORTALEZA - Longo
KANKU DAÍ - CONTEMPLAR o CÉU (Kan=olhar,ku=nada,vazio, céu) - Longo
jutte/JITTE - DEZ MÃOS (ju-dez,te=mão)
HANGETSU - MEIA LUA (han=metade, meio, guetsu=lua)
ENPI - VÔO da ANDORINHA (en=pássaro, pi=vôo)
GANKAKU - GROU SOBRE a ROCHA (gan=rocha, kaku=a garça sobre)
JION - AMOR e GRATIDÃO (ji=amor universal, delicado, gentil; on=amor, benevolência, bondade)
BASSAI SHO - ROMPER A FORTALEZA - Curto
KANKU SHO - CONTEMPLAR o CÉU - Curto
CHINTE - MÃOS ESTRANHAS (chin=estranho, esquisito, te=mão)
UNSU - MÃOS DE NUVENS (un=nuvem, su=mão)
SOCHIN - PAZ INABALÁVEL (so=robusto, vigor, enérgico, chin=suprimir, ficar calmo)
NIJUSHIHO - 24 PASSOS/MOVIMENTOS
GOJUSHIHO DAÍ - 54 PASSOS - Longo
GOJUSHIHO SHO - 54 PASSOS - Curto
MEIKIO - ESPELHO LIMPO (mei=claro,kyo=espelho)
JIIN - AMOR PROTECÇÃO (ji=amor universal, delicado, gentil, in=sombra)
WANKAN - COROAÇÃO DO REI (wan=rei, Kan=corvo)
quinta-feira, 18 de julho de 2013
História do Karatê-do
História do Karatê-do
Em todos os países do mundo existe, em maior ou menor grau, a arte marcial com a finalidade de preservar e prosperar seu povo e seus descendentes e, em Okinawa (Ryukyu) existia tradicionalmente o “te” como uma arte de defesa pessoal.
Okinawa é a principal ilha do arquipélago RyuKyu,formado aproximadamente por 70 ilhas, localizado entre a ilha de Taiwan e o Japão. Okinawa pertence hoje ao Japão, mas antigamente Okinawa (Ryukyu) se subdividia em três : “Hoku San”, Chu San” e “Nan San” e cada uma formava um governo autônomo, mas em 1429 foram unificadas pelo Rei ShoShin de “Chu San” em um só Reino de Ryukyu e, o governo com finalidade de preservar a estabilidade do Reino por longo tempo, adotou a política de proibição da posse de armas, na época do Rei ShoShin.
Esta proibição proporcionou um grande desenvolvimento do “te” e também do kobudo (usando utensílios de pesca, agricultura e da vida cotidiana para combate).
Entre os séculos 14 e 15,chamada “Era dourada do Comércio”, onde Okinawa se transformou num grande centro de comércio entre a China e os países Sudeste Asiático.
Em conseqüência, as relações diplomáticas, culturais e comerciais se estreitaram entre Okinawa e os países do Sudeste Asiático principalmente a China e graças ao fluxo de pessoas (monges, soldados, comerciantes e imigrantes) e de cultura entre Okinawa e a China, o Okinawa-te foi enriquecido pela da arte marcial chinesa (chugoku kenpo) e outras artes marciais vindas do exterior, como a de Taiwan entre outras. Desta forma a arte de luta foi transformada e começou a ser chamada de To-de ou To-te . A palavra “To” representava primeiro a dinastia Tang, da China, e posteriormente passou a representar a própria China; To-de significava, então, “mão chinesa” devido à grande influência do Kempo sobre esta arte marcial okinawense (Okinawa-te).
Em 1609, na invasão de Okinawa pelo Japão (clã Satsuma) foram proibidos o uso e a posse de armas e, isso causou um fator inevitável para o desenvolvimento de “te” (carate) como arte de defesa pessoal. Pela Conversa dos anciões, os samurais de Okinawa (praticantes de caratê) se escondiam dos olhares de outras pessoas durante o dia e, treinavam à noite secretamente, longe de lugares habitados, dentro de matas de montanhas, para aumentar seus golppes de punhos tendo como parceiro de treinamento a natureza tais como árvores e rochas.
Com a tradição de várias épocas, os samurais de Okinawa acrescentaram à capacidade de “te” os elementos espirituais como boas maneiras de conduta e educação, se esforçando para o estabelecimento do caminho da arte marcial “Budo”, e o desenvolvimento para o atual “carate-do”.
Havia naquela época três cidades muito importantes em Okinawa: Shuri (a capital), Naha e Tomari Gusuku (distrito de controle direto da dinastia), e devido ao desenvolvimento do Te em cada uma delas ser um pouco diferente, cada “estilo” adotou o nome da cidade onde estava sendo desenvolvido. Assim surgiram o Shuri-te , o Naha-te e o Tomari-te.
O Shuri-te era um estilo considerado como derivado do “Shaolin externo”, bastante explosivo e rápido. Um dos grandes mestres deste estilo foi Sokon "Bushi " Matsumura (1809-1901), aluno do mestre Sakugawa. Este mestre ensinou sua arte não só aos habitantes de Shuri como a alguns praticantes das outras cidades. O Naha-te era um estilo forte e que fazia ênfase na respiração e como tal, foi descrito como “Shaolin interno”.
O “Shuri-te” era chamado de escola Shorin e “Naha-te” de escola “Shorei”. Na época de seus melhores discípulos, a escola “Shorin” (mata luminosa) foi denominada de escola “Shorin” (mata pequena) pelo professor Choshin Chibana (falecido) e a escola “Shorei” denominada “Goju” pelo professor Chojun Miyagui (falecido) e assim continua até hoje.
Quanto a “Tomari-te” é uma mistura de “Shuri-te” e “Naha-te” e quanto a sua sucessão resta uma parte como a associação “Gohaku”.
Atualmente, associaram a estas 3 escolas mais duas: Uechi-ryu e Matsubayashi-ryu, formando 5 principais estilos. Porém, atualmente, estas 5 principais escolas se ramificaram em várias outras escolas devido a diferença de pensamento de seus discípulos.
retirado: http://www.shidokan.com.br
Confederação Brasileira de Karatê
A Confederação Brasileira de Karatê é uma entidade que regulamenta o caratê esportivo no Brasil. Representante de 26 federalçoes estaduais, filiada a WKF e vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro. A CBK, foi fundada no dia 11 de setembro de 1987, na sede da Confederação Brasileira de Pugilismo, na cidade do Rio de Janeiro. Em que pese o caratê ser uma arte marcial, a entidade tem por escopo enfocar mais os aspectos lúdico e desportivo da modalidade. É uma entidade pioneira.
Diretoria fundadora
Presidente: Fauzi Abdala João
Vice-Presidente: Hugo Nakamura
Secretário: Alcir Magalhães
Tesoureiro: Aldo Lubes
Diretor Técnico: Teruo Furusho
Diretor Médico: Camilo Moraes de Albuquerque Lins
Diretor de Rel.Públicas: Ubirajara Silva
Diretor Jurídico: Antônio Ferreira Pinto
Informações de: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O treino do karatê proporciona
Aspectos ligados diretamente no desenvolvimento prático
GINÁSTICA:
Fundamentalmente com exercícios coordenados ordenadamente, trabalha todas as articulações, desenvolvendo gradativamente o sistema de alavancas do corpo humano, bem como o fortalecimento muscular antagônico e suas variantes, reforçando o equilíbrio em toda a estrutura muscular. Através das KATAS e dos diversos tipos de KIHON, exercita-se de forma natural e progressiva, toda a estrutura física necessária e fundamental.
ALONGAMENTO:
Consequentemente com o trabalho articular desenvolvido durante as aulas complementa-se em função das posturas de base adotadas, com variações nos deslocamentos, o alongamento dos músculos e tendões. E através dos movimentos dos membros superiores e inferiores coordenados entre si, que por sua vez juntamente com a ação do tronco, trabalham simultaneamente em sentidos contrários, gerando um equilíbrio e consequentemente o alongamento de todo o sistema muscular solicitado.
AGILIDADE:
Tal qualidade é notada, considerando a velocidade de reação através dos movimentos, visto a movimentação em várias direções, desenvolvida individualmente e em duplas, e do trabalho dinâmico corporal explorado nas mais diversas situações e condições.
COORDENAÇÃO MOTORA:
O processo de desenvolvimento físico – mental adquirido no treinamento sistemático do Karatê-Dô Tradicional é notório, observando o trabalho dos membros superiores e inferiores, igual em ambos os lados e consequentemente ativando o lado direito e esquerdo do cérebro.
TERAPIA:
O estímulo cerebral empregado durante uma aula de Karatê-Dô Tradicional enfoca a conscientização do seu “Eu” interior, interagindo como instrumento de ação e reação as circunstâncias, condicionadas a superação de si mesmo como principal agente do processo construtivo e informativo, como ser humano no meio social.
RELAXAMENTO:
Considerando a atividade aeróbica e anaeróbica empregada durante as sessões, uma vez que em cada movimento deverá haver uma ação contrária, logo todo o sistema muscular é trabalhado em sincronia. Juntamente com um trabalho de contração e descontração, proporcionando uma agradável sensação de bem estar e relaxamento tanto do aspecto físico como mental.
CONCENTRAÇÃO:
A capacidade de atenção é observada logo nas primeiras aulas, onde o trabalho de assimilação nos movimentos é fundamentalmente direcionado a coordenação motora com objetivos específicos. E desta forma com o passar do tempo o aluno desenvolve a concentração necessária para o correto desempenho das suas ações e funções enquanto Karateca, participante num processo de crescimento continuo como ser humano.
DETERMINAÇÃO:
O homem por sua natureza quer alcançar sempre mais, contudo a busca por alguma coisa implica em saber onde buscar e o que realmente se busca. Assim sendo torna-se fundamental a conscientização da sua capacidade em conseguir o que se quer alcançar e da importância em se lutar para consegui-lo. O Karatê-Dô Tradicional é um meio para se chegar a este estado de auto-afirmação, com um real propósito de ação em função de alguma coisa construtiva para o verdadeiro crescimento interior, e a satisfação em poder si sentir pleno e abundante em todas as suas realizações.
DISCIPLINA:
Conquistar implica em planejar e se preparar convenientemente para a conquista. Tal atitude se reflete positivamente num praticante de Karatê-Dô Tradicional considerando seu empenho sério e verdadeiro na busca pelo inalcançável, a perfeição. Cada aula se torna um novo desafio, não o de mostrar para os outros, mas o de superar a si mesmo, transpondo suas próprias barreiras e conhecendo suas limitações.
EFICIÊNCIA:
O treinamento técnico do Karatê-Dô Tradicional tem como objetivo principal a eficiência, sob vários aspectos. Primeiramente a primazia de se treinar verdadeiramente o que os grandes mestres nos deixaram. E compreender que o resultado obtido na aplicação de uma determinada técnica será proporcional a maneira pela qual esta técnica foi estudada e assimilada, bem como o empenho em se desenvolver todas as qualidades necessárias interligadas entre si para gerar a eficiência pretendida.
AUTOCONTROLE:
Dominar uma técnica implica em se aprofundar na mesma até que ela se torne parte de um todo, e esse todo incorporado a real finalidade de sua aplicação no momento correto e no tempo certo, contudo saber utilizá-la, condiz com a responsabilidade em assumir o efeito causado e consequentemente o modo pelo qual se pode controlar esse efeito. Assim sendo compreender suas limitações e trabalhar para estendê-las cada vez mais de forma consciente é o caminho trilhado pelo verdadeiro praticante de Karatê-Dô.
MEDITAÇÃO:
Observar além do que se vê, é na verdade compreender que o sentido em se desenvolver na magnífica Arte do Karatê-Dô, esta ligado na busca de algo a mais do que simplesmente praticar algum esporte. Após anos de pratica correta, constante e rigorosa, torna-se evidente a paz e a serenidade que se conquista, aja visto a história dos grandes mestres que dedicaram suas vidas em prol do desenvolvimento do ser humano como um todo e para um todo, contribuindo desta forma para um mundo melhor.
FILOSOFIA:
Conhecer-se a si mesmo, procurando aprimorar-se cada vez mais e tirar proveito mesmo nas derrotas que a vida nos impõe construir um ideal de valores morais e espelhar-se no que é correto e verdadeiro. Contribuir para o fortalecimento do espírito, admitindo suas falhas e assumindo a humildade como diretriz para todas as coisas. Encontrar nas dificuldades do dia a dia fator de estimulo, para continuar lutando incansavelmente como processo da evolução. Zelar pela dignidade e pela justiça, sabendo sempre diferenciar entre o certo e o errado escolhendo o caminho dos justos e unir-se sem pestanejar.
EDUCAÇÃO:
Baseado na formação do ser humano como um todo, no aprimoramento do seu caráter e da personalidade, a educação se faz presente em todo seu contexto didático e pedagógico, fundamentado no reconhecimento de valores e atribuições mútuas que se manifestam no relacionamento de uns para com os outros. Assim sendo, o assíduo praticante de Karatê-Dô Tradicional compreende que a etiqueta no “Dojô”, ou fora dele é semelhante em todos os aspectos. Pois a vida em sociedade só é possível com a moral e os bons costumes devidamente praticados e valorizados.
RESPEITO:
Atributo fundamental para com todas as coisas, alicerce da cautela e do zelo. É constantemente vivenciado por todo aquele que busca na descoberta de seus ideais, a razão pelo qual esta presente neste contexto de experiências. Admitindo que o mais velho tem muito que ensinar, e que o derrotado serviu de instrumento, ao mesmo tempo em que também descobriu algo novo. Também que cada um tem suas qualidades e os seus defeitos, bem como suas limitações, e que a importância em tomar parte no processo é vital para sua própria formação como ser vivente. E espelhando-se uns nos outros que se pode entender muito de si mesmo compreendendo que um não seria nada sem o outro, e que atitudes diferentes refletem experiências diferentes, às vezes inexperiências. O conhecimento só é digno com o respeito que se tem com o desconhecimento.
Competição.
Leia e reflita
Existem alguns antigos provérbios que devem ser observados não só nos nossos treinos de Karatê mais sim em nosso dia-a-dia, pois eles nos ensinam algumas coisas muito importantes para que tenhamos êxito em tudo que formos fazer em nossa vida.
Conhecer-se e dominar-se, dominar-se e vencer.
Quem teme a perder já está vencido.
Somente se aproxima da perfeição quem a procura com constância, sabedoria e humildade.
Quando certificar, com tristeza, que não sabe nada, terá feito seu primeiro progresso ao aprendizado.
Nunca se orgulhe de haver vencido a um oponente; quem você venceu hoje, poderá lhe derrotar amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.
O Karateca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar.
O Karateca é aquele que possui inteligência para compreender aquilo que lhe ensinam e paciência para ensinar o que aprendeu aos seus semelhantes.
Saber cada dia um pouco mais e usá-lo todos os dias para o bem, esse é o caminho dos verdadeiros Karateca.
Praticar Karatê é educar a mente a pensar com velocidade e exatidão, bem como o corpo a obedecer com justeza. O corpo é uma arma cuja eficiência depende da precisão com que se usa a inteligência.
“O oponente mais poderoso está dentro de nós mesmos.”
(Mestre Nishiyama)
“Uma longa jornada começa com um único passo.” (Lao-Tsé)
“O praticante de Karatê deve ser flexível, forte, rigoroso, como um bambu verde, mas disciplinado e respeitoso em relação ao próximo.” (Mestre Funakoshi).
“O vigor físico é bom, o vigor intelectual é melhor ainda, mas, muito acima de ambos, está o vigor do caráter.”
(Sensei João Mendes).
Retirado do: http://www.urumakan.com.br
Hugo Nakamura
Mestre Hugo Nakamura uma das lenda do Karatê em Goiás
Pioneiro nas Artes Marciais no Estado de Goiás. Possui 5 filhos (Hugo, Hudson, Robertha, Ulysses e Victor) e 5 netos (Yan, Yane, Hugo, Rayka e Pedro).
Na foto estão o sensei Hugo e alguns de seus filhos ( Hudson à esquerda, Hugo à direita e o Ulysses quando pequeno)
A foto foi retirada da página do sensei no facebook.
sábado, 13 de julho de 2013
Um bom artigo vale a pena ler
Palavra do presidente
O ESPORTE NO BRASIL I
“Lei Pelé ”
Falar em Pelé, no Brasil e no mundo e simplesmente chover no molhado. É unanimidade. Foi o “The Best” e sabemos que muito tempo será necessário para que alguém o supere no campo esportivo, como atleta.
Falar em Pelé no Brasil, é simplesmente declarar que no Brasil, existe sim, esporte: O Futebol.
Convencionou-se tal afirmação, através do discurso e da obscuridade que pairou por muito tempo na historia política desse pais. O que era o futebol?
Nada mais que a Cesta Básica, oferecida pelos coronéis da política populista, em todo o Brasil, que fazia dos receptores eternos agradecidos aos doadores, porque quando a fome faz acionar as terminações nervosas do estomago através da dor, qualquer migalha faz do doador meu eterno ídolo.
Com o futebol aconteceu a mesma coisa. Toda a sua propaganda, benesses e concessões, não passaram de um pedaço de bolo nas mãos da grande multidão, com o objetivo especifico de fortalecer um regime que, com mão de ferro oprimia e massacrava qualquer que intentasse resistência.
E a historia do Brasil esta ai, nos livros, para confirmar tudo isso. E o futebol campeão do Brasil, foi a grande propaganda desse pais, que amenizou a imagem dos governos militares mundo afora.
E o futebol hein, com tudo isso, alcançou o status de “o esporte” no Brasil.Quanto incentivo, mega monumentos construídos pelos estados e nação, quanto fomento a corrupção e desvios de verbas ao longo da historia e ate mesmo agora, por ocasião dos futuros eventos a serem realizados no Brasil.
E as leis esportivas, já viram? Todas elaboradas tomando-se por base o futebol.
E o Pelé, foi ser ministro dos esportes. E porque não foi ser ministro do futebol? É, o senhor ministro perdeu a oportunidade de se eternizar no seu reinado e inventou fazer lei, a "LEI PELÉ", Que tragédia. Porque devia ter sido a lei Pelé para o futebol, haja vista que esporte no Brasil, como já dissemos, é o futebol. E o que tem a ver nosso Karate com o futebol?
O ESPORTE NO BRASIL II
“Lei Pelé ”
Por que falar de futebol se praticamos com tanta convicção o futebol?
Primeiro porque é impossível falar em esporte no Brasil sem falar em futebol e depois, porque encontramos celebridades dos campos de futebol, que até mesmo para se verem “imunes” das conseqüências das suas vidas bandidas extra-campo, passam a fazer parte das diversas bancadas representativas no “nosso Congresso” e, nesse caso, a bancada do futebol. E ainda, porque quem devia ter “ficado na sua”, resolveu criar uma “lei”, chamada “Pelé”.
E por que implicar tanto com essa lei?
Simplesmente pelo fato de que a mesma deveria ter efeitos somente no futebol, mas ao contrario, detonou o KARATE.
E incrível senhores leitores, mas o efeito dessa lei beneficiou, especificamente, aqueles que alimentam o seu egoísmo em detrimento do bem comum.
Para ser mais claro e especifico, somente no KARATE, aconteceu o fenômeno da multiplicação das confederações e federações de KARATE. Quem quiser, e qual é o espertinho que, enganando os “ pobres de espírito”, não quer ser presidente de uma federação de KARATE, que pode ser criada de forma legal e com o amparo “ daquela a lei”, e que, acima de tudo, proporciona ao ser eterno presidente, uma renda mensal e tantas outras, oriundas de pais humildes, alunos crentes na honestidade de um professor mas que na verdade, está é alimentando a vaidade e o bolso dos seus dirigentes, que não prestam conta a ninguém e fica tudo bem.
Tem que se enfatizar também, o baixíssimo nível técnico de um sem número de professores nesse Brasil afora, além da farta distribuição de “DANS”, a muitos que não tem noção nem compreensão dessa graduação, mas que, como eterna gratidão, continua sustentando e alimentando todo esse processo.
SOMENTE NO KARATE aconteceu o fenômeno da multiplicação das entidades. Em nenhuma outra modalidade esportiva esse milagre aconteceu.
Imaginem quantos bilhões estão sendo investidos pelo Brasil através do empresariado e dos cofres públicos, para todos esses eventos internacionais que acontecerão por aqui até o ano 2020.
Quanto desvio já houve e haverá ou isso aqui não e o Brasil.
NA COPA como que por providência divina, o Brasil a perderá.
NA OLIMPÍADA, quanta vergonha passaremos. Fazer festa para os outros será nossa maior proeza.
ONDE estão os atletas brasileiros? Hipólito ? Dayane ? Jade? ................?
Alguns gatos pingados, patrocinados e bem administrados, vingarão. Outra grandíssima maioria representará a verdadeira ideologia do esporte no Brasil, ou seja, a “ideologia do nada”.
É o principio e ponta-pé inicial para qualquer empreitada esportiva nesse pais, como assim o foi em tantas outras potências esportivas. Por favor não levem em consideração CUBA. País minúsculo, boicotado pelas potências e que dá show no Brasil em número de medalhas em Jogos Pan Americanos e Olimpíadas.
Mas nós tempos o 2º tempo. Eu lhe digo que nós temos o “MAIS FALTA DE VERGONHA NA CARA”dos nosso governantes. Certamente não vemos os filhos de cada administrador público trabalhando no 2º tempo, ganhando R$ 300,00 mensais. E o cuidado que eles têm com a prestação de contas desse programa, deveria ser o mesmo cuidado que eles deviam ter no zelo com a coisa publica.
Prof. Joilson Ferreira de Moraes
Formado e Pós graduado em Letras
Retirado: http://www.fekaego.com.br
KIMONO???
O que é Kimono:
Kimono significa coisa de
vestir, e é um termo de origem japonesa. Kimono é o traje típico do Japão,
tanto adultos, como crianças e idosos usam, e pode ser chamada tanto a parte
principal, como o conjunto todo. Kimono também é o nome da roupa utilizada para
lutar jiu-jitsu, judô, karatê, e várias outras lutas japonesas.
O termo Kimono tem origem
com os navegadores do século XVI, como espanhóis e portugueses, que chegaram ao
Japão e perguntaram o que eles estavam vestindo, e os japoneses respondiam
apenas Kimono, o que significava roupa, e o termo é utilizado até hoje.
Inicialmente, o Kimono era
usado por homens, mulheres e crianças, com tecidos mais nobres, como seda, e
sempre bastante chamativo e decorado com pedras, em especial os femininos. O Kimono
pode ser de mangas longas, de mangas curtas, para ser utilizado apenas no
dia-a-dia, existe um Kimono especial para a noiva na celebração do casamento, Kimono
de verão, e etc.
O Kimono também se tornou
parte dos indivíduos que praticam lutas, como judô, jiu-jitsu, karatê, e etc. É
chamada de Kimono a roupa que os lutares usam, existem diversas marcas, modelo
e cores, e é sempre utilizada uma faixa em volta, que significa o nível que o
lutador se encontra.
A roupa que usamos para treinamento se chama DOGI (roupa ou vestimenta do caminho), ou KARATE-GI (roupa ou vestimenta de karatê)
A roupa que usamos para treinamento se chama DOGI (roupa ou vestimenta do caminho), ou KARATE-GI (roupa ou vestimenta de karatê)
Como amarrar o seu KARATÊ- GI
Este é o traje completo do Karatê, deve se observar a graduação de cada seito.
Aqui podemos visualizar uma forma de se amarrar o Karatê-Gi para ir ou voltar dos treinos.
Esta é a forma correta de amarrar o OBI/faixa.
Aqui podemos visualizar uma forma de se amarrar o Karatê-Gi para ir ou voltar dos treinos.
Mas claro cada um pode fazer da forma que melhor lhe parecer.
só gostaríamos de apresentar as formas que são mais usadas e que muitas vezes temos dificuldades em saber como fazer
quinta-feira, 11 de julho de 2013
Relato da aula do dia 10/06/2012
Bom dia família, oss,
Ontem dia 10/06/2012, tivemos uma ótima aula.
Durante a aula fizemos kihon, kata e kihon ippon e no fim pra fechar com chave de ouro tivemos um bate papo sobre a teoria.
Ontem dia 10/06/2012, tivemos uma ótima aula.
Durante a aula fizemos kihon, kata e kihon ippon e no fim pra fechar com chave de ouro tivemos um bate papo sobre a teoria.
O treino foi intenso, pois todos estão correndo atras dos seus objetivos. O seito foi dividido por graduação/ faixa e cada equipe fez o treino de acordo com sua graduação.
E a quadra ficou pequena para a determinação, perseverança, empenho e dedicação. Mesmo que com todas as dúvidas e dificuldades do seito, o sensei estava la pra sanar tais dúvidas.
E com sensação de ter cumprido mais um dia de treinamento cada seito/aluno foi embora pra suas casas esperando o próximo treino.
OSS!!!
quarta-feira, 10 de julho de 2013
Convite - Exame de faixa
Temos a honra e o prazer de convidar a todos os que se interessem em assistir(para conhecer) e nos prestigiar nesta hora que é tão importante para nossos atletas, simbolizando um constante esforço , dedicação e aprendizado durante a sua caminhada como seito/aluno.
Para participarem do nosso evento que acontecera no próximo dia 27/07/2013, sábado, às 9:00 horas da manhã na cidade de Nerópolis- Goias, no Prédio do PETI.
Na oportunidade teremos exame de faixa amarela, vermelha e laranja.
Certos de sua participação, antecipamos nossos agradecimentos.
OSS!!!
segunda-feira, 8 de julho de 2013
Bingo em prol da Família Karatê.
Boa noite a todos,
Venho em nome da Família Karatê convidar a todos para nos ajudar com o nosso projeto da construção da nosso Dojo, estamos fazendo um bingo de uma bicicleta para arrecadar dinheiro, pois como é de conhecimento de todos, estamos recebendo a colaboração do nosso prefeito Fabiano com o pagamento do Sensei Valdi, mais não podemos ficar de braços cruzados, pois 4 anos passam muito rápido e sabe lá o que pode acontecer. Quem estiver interessado e quiser nos ajudar, os nosso colegas estão com os bingos para vender, bem como a Academia do Sensei Valdi - próximo a Rodoviária e também durante as aulas no Peti.
O bingo custa apenas 5,00.
Educar a criança hoje pra não punir o adulto amanhã.
Shotokan
Shotokan
Shotokan (松涛館)
é uma escola de karatê criada por Gichin Funakoshi (1868-1957). Inicialmente o
Mestre Funakoshi não acreditava em criação de estilos e sim que todo karatê
deveria ser um só, mesmo com as diferenças naturais de ensino que variam de
professor para professor. Shoto era como Funakoshi assinava seus poemas,
significa pinheiros ondulando ao vento e kan significa escola.
Os alunos de Funakoshi
construíram um dojo (道場, local de treinamento) em sua homenagem e o chamaram de
Shotokan (Escola de Shoto). Acredita-se que a origem do nome do estilo seja
essa. O Shotokan foi destruído durante um bombardeio na II Guerra Mundial.
O estilo Shotokan
caracteriza-se por bases fortes e golpes no corpo inteiro. Os giros sobre o
calcanhar em posição baixa dão fluidez ao deslocamento e todo movimento começa
com uma defesa. Este é um estilo em que as posições têm o centro de gravidade
muito baixo, e em que a técnica de um "simples" soco directo, pode
nunca ser dominada, e só o é com muitos anos de treino, mas quando a técnica é
dominada o seu poder é incrível e quase sobre-humano.
No karatê shotokan são
levados a sério fatos como a concentração e o estado de espírito, pois sem
concentração e um estado de espirito leve mas determinado a técnica de pouco
serve, devendo estes dois atributos expandirem-se com a pratica e determinação.
As principais bases do
estilo Shotokan são: HEIKO-DACHI, KAKE-DACHI, KIBA-DACHI, KOKUTSU-DACHI,
TSURUACHI-DACHI, MUSUBI-DACHI, NEKOASHI-DACHI, SANCHI-DACHI, SHIKO-DACHI,
UCHINACHIJI-DACHI E ZENKUTSU-DACHI. Sendo que as bases fundamentais, presentes
na maioria dos katas são: Zenkutsu-dachi, Kokutso-dachi e Kiba-dachi.
Possui 26 kata (ou forma,
trata-se de uma sequencia de movimentos contra 4 ou mais adversários executados
de tal forma sincronica), seguindo ainda um método de ensino que divide a aula
em três partes (o já citado kata, o kumitê e o kihon.).
Os kata auxiliam o iniciante
a assimilar o estilo e aprender as técnicas básicas de movimentar-se,
defender-se e atacar. Para o avançado os kata são um confronto com as ideias
dos antigos mestres, nestes confrontos os atuais praticantes entendem os
segredos da arte, que só são aprendidos mediante prática exaustiva e não
oralmente.
Graduação de faixas dos Karatecas
Graduação
As
artes marciais provenientes do Japão e Okinawa apresentam uma variedade de
títulos e classes de graduações. O sistema atual de graduação de faixas coloridas
é o mais aceito; Antes disso, muitos métodos distintos eram usados para marcar
os vários níveis dos praticantes. Alguns sistemas recorriam a três tipos de
certificados para seus membros:
Shodan
ou Shoudan: significando que se havia adquirido o status de principiante.
Chudan
ou Chuudan: significava a obtenção de um nível médio de prática. Isso
significava que o indivíduo estava seriamente comprometido com sua
aprendizagem, escola e mestre.
Jodan
ou Joudan: a graduação mais alta. Significava o ingresso no Okuden (escola,
sistema e tradição secreta das artes marciais).
Se
o indivíduo permanecia dez anos ou mais junto ao seu mestre , demonstrando
interesse e dedicação, recebia o Menkyo, a licença que permitia ensinar. Essa
licença podia ter diferentes denominações como: Sensei, Shihan, Hanshi, Renshi,
Kyoshi, dependendo de cada sistema em particular. A licença definitiva que
podia legar e outorgar acima do Menkio, era o certificado Kaiden, além de
habilitado a ensinar, implicava que a pessoa havia completado integralmente o
aprendizado do sistema.
O
sistema atual que rege a maioria das artes marciais usando Kyu
("classe") e Dan("grau") , foi criado por Jigoro Kano, o
fundador do Judô. Kano era um educador e conhecia as pessoas, sabendo que são
muitos os que necessitam de estímulos imediatamente depois de haver começado a
praticar artes marciais. A ansiedade desse tipo de praticante não pode ser
saciada por objetivos a longo prazo.
A
graduação no Karaté é importante para indicar o nível de experiencia dos
praticantes, e é vista como sinal de respeito para os atletas menos graduados.
Para demonstrar a graduação os caratecas usam uma faixa com uma cor na região
da cintura. A ordem das cores das graduações variam de estilo para estilo mas
como padrão, a faixa iniciante é a de cor branca.
Na
classificação de faixas coloridas, Kyu significa classe, sendo que essa
classificação é em ordem decrescente. Na classificação de faixas pretas, Dan
significa grau, sendo a primeira faixa preta a de 1º Dan, a segunda faixa preta
2º Dan e assim por diante em ordem crescente. Em um plano simbólico, o branco
representa a pureza do principiante, e o preto se refere aos conhecimentos
apurados durante anos de treinamento.
___________________________________________________
Abaixo
as cores de graduação por estilo:
Ø Goju-Ryu
Branco
9º kyu
Amarelo
8 kyu
Laranja
7º kyu
verde
6º kyu
azul
5º kyu
Vermelho
4º kyu
Castanho
3º kyu a 1º kyu
Preto
1º Dan a 10º dan ( 10º existe um no mundo inteiro e constitui a entidade
máxima)
Graduação
utilizada na Federação nacional de Karaté – Portugal
Ø Goju-kai (linhagem de
Gogen Yamaguchi) (IKGA)
Branco
7º kyu
Amarelo
6 kyu
Laranja
5º kyu
Azul
4º kyu
Verde
3º kyu
Roxa
2º kyu
Marrom
1º kyu
Preto
1º Dan a 9º dan (o 10º Dan só é legado ao fundador)
Ø Shotokan
Branca
(7º Kyu)
Amarela
(6º Kyu)
Vermelha
(5º Kyu)
Laranja
(4º Kyu)
Verde
(3º Kyu)
Roxo
(2º Kyu)
Marrom
(1º Kyu)
Preta
(1º a 10º Dan)
Ø Shorin-Ryu
Branca
(7º Kyu)
Vermelha
(6º Kyu)
Laranja
(5º Kyu)
Azul
(4º Kyu)
Verde
(3º Kyu)
Roxa
(2º Kyu)
Marrom
(1º Kyu)
Preta
(1º a 5º Dan)
Vermelha
numero 2 (9º e 10°)
Ø Uechi-Ryu
Branca
(10º Kyu)
Azul
Claro (9° Kyu)
Roxa
(8° Kyu)
Vermelha
(7° Kyu)
Amarela
(6° Kyu)
Laranja
(5° Kyu)
Verde
(4° Kyu)
Azul
Escuro (3° Kyu)
Marrom
(2° Kyu)
Marrom
(1° Kyu)
Preta
(1° Dan)
o estilo Shotokan
"Shotokan Karatê é uma das mais amplamente formas
praticadas de Karatê no mundo de hoje, e uma das mais tradicionais também.
Introduzido a partir de Okinawa (Japão) pelo Mestre
Gichin Funakoshi, Shotokan põe em foco pesado o Kihon (técnicas básicas), Kata
(formas) e Kumite (luta) para desenvolver uma série de poderosas e dinâmicas
técnicas.
A designação "Shotokan" deriva de
"Shoto", que foi o pseudônimo do Mestre Funakoshi, utilizado quando
escrevia suas poesias. "
(http://www.nkkbrasil.com.br)
Este estilo foi baseado no Shorin-ryu que foi sendo
modificado e incorporado varias outras, sendo como já citado o precursor Gichin
Funakoshi e seu filho Yoshitaka.
Ele se tornou uma
das técnicas mais praticadas no mundo e ainda hoje é ensinada com o objetivo
não só de competição, mas de um modo de vida, um estilo que leva o seu
praticante a ter mais saúde.
quinta-feira, 4 de julho de 2013
Abaixo assinado.
No dia 03/06/2012 recebemos a visita do prefeito Fabiano , do vereador Danilo e do senhor "Fleudes", para nos informar do acordo/parceria entre a prefeitura e o sensei Valdi.
Aproveitando a ocasião foi entregue ao prefeito um abaixo assinado com mais de 1000 assinaturas.
Aproveitando a ocasião foi entregue ao prefeito um abaixo assinado com mais de 1000 assinaturas.
Agradecimento ao prefeito Fabiano e o vereador Danilo de Nerópolis-Goiás.
"Acordo com o professor Valdir do Karatê. A Prefeitura vai auxiliar no pagamento do professor para não acabar com a "Família Karatê".
As inscrições poderão ser feitas na sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - Peti, todas as segundas, quartas e sextas, após às 18 horas." escreveu o senhor Prefeito na sua página www.facebook.com/fabiano.dasaneago.5
"Depois 20 anos a Prefeitura de Nerópolis apoia o karatê. Parceria com o Prof. Valdir e a Família karatê inscrições abertas e as aulas são de graça. O karatê só teve apoio na administração do saudoso Dr Paulinho. Vamos praticar esporte faz bem para a saúde." escreveu o senhor Prefeito na sua página www.facebook.com/fabiano.dasaneago.5
"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.
Pitágoras"Gostaríamos de agradecer o apoio que nós foi confiado e dizer que assim como o nome da nossa Família "Quebrando Barreiras" essa foi mais uma de muitas que foi quebrada, obrigada a todos !!! OSS!!!
segunda-feira, 1 de julho de 2013
Palavras e mais palavras
Palavras e mais palavras
Somos nós povo retumbante,
com coração vibrante
Somos nós povo humilhado, e
por muitos glorificados
Somos nós povo que corre
atrás, busca e faz
Povo que não se cansa, mesmo
quando não se alcança
Com determinação se levanta
e clama por auxílio
Corre em busca de um só
objetivo...
E nessa busca sempre
encontra, mais um amigo
Povo sofredor...
Mas não desisti, não é
perdedor...
Entre muitos espinhos
passando,
Muitas flores apreciando,
Por muitas mãos foi moldada,
Sua história trabalhada...
Mesmo que não consiga,
Seu objetivo alcançar
Muitas coisas já conquistaram...
Amigos, família, irmãos,
companheiros de batalhas...
Valorosos todos são...
Companheiros de emoção
Juntos apenas pelo coração
E uma determinação
E se no coração não cala
Vamos sempre em frente povo
de raça
Defender o nosso lema...
“Sempre em frente
Quebrando barreiras”.
Assinar:
Postagens (Atom)