Seguidores

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O significado de oss - no Karatê-do






OSS (cuja transcrição exata do japonês é OSU) é uma expressão fonética formada por dois caracteres. O primeiro carácter "osu" significa literalmente "pressionar", e determina a pronúncia de todo o termo. O segundo carácter "shinobu" significa literalmente "suportar".

A expressão OSS foi criada na “Escola Naval Japonesa” e é usada universalmente para expressões do dia-a-dia como "sim", "por favor", "obrigado", "entendi", "desculpe-me", para cumprimentar alguém, etc., bem como no mundo do Karatê para quase e qualquer situação onde uma resposta seja requerida. Para um karateka, OSS é a palavra mais importante.

A palavra OSS implica em pressionar a si mesmo ao limite de sua capacidade e suportar. OSS significa, de uma maneira mais simples, "perseverança sob pressão". É uma palavra que por si só resume a filosofia do Karate. Um bom praticante de Karate é aquele que cultiva o "espírito de OSS". OSS não deve ser dito de forma relaxada, usando apenas a garganta, mas, como tudo no Karate, deve ser pronunciado usando o "hara" (tanden) = (parte abdominal). Pronunciado durante o cumprimento, OSS expressa respeito, simpatia e confiança no colega. OSS também diz ao Sensei que as instruções foram compreendidas, e que o estudante irá fazer o melhor para seguí-las.


1- Ao chegar e ao sai do Dojo: O karateka ao chegar na entrada do dojo assume a posição de cumprimento em pé (Ritsurei), pronuncia vigorosamente a palavra "OSS!", para avisar ao Sensei (instrutor chefe ou o presente), aos Senpai (mais graduados ou mais antigos) e Kohai (menos graduados ou menos antigos) de sua chegada ou saída, quando o dojo estiver vazio o karateka o faz em respeito ao dojo a ao Mestre Funakoshi (tratando-se de Saudação Simbólica).


2- Quando acontece o encontro com outro colega de karatê: A saudação "OSS!" É a que deve chegar primeiro, de maneira vigorosa e com vivacidade, partindo sempre do Kohai (menos graduados ou menos antigos) para o Senpai (mais graduados ou mais antigos), o aperto de mãos que vem em seguida já se procede de maneira contrária, sendo assim, do Senpai para o Kohai, claro, o Senpai não se negara a apertar a mão do Kohai caso o mesmo venha e estender a mão primeira. Obs. A saudação "OSS!" É impessoal, independe do grau de simpatia entres os karatekas, quando um deles se nega, por qualquer motivo, a responder a saudação a mesmo este sujeito as sansões diciplinares prevista no regimento interno de sua academia, por não condizer essa atitude com a filosofia do KARATÊ-DO seja qual estilo for...

Um comentário:

  1. procure entender mais sobre significado do oss. para aumentar mais a sua sabedoria.

    ResponderExcluir