Seguidores

segunda-feira, 10 de junho de 2013

História de Okinawa

História de Okinawa

ERA DO REINADO RYUKYU

A partir do século 12, pessoas poderosas de várias regiões de Okinawa começaram a se disputar, e na segunda metade do século 14 ela foi dividida em 3 pequenos países: "Minamiyama", "Nakayama" e "Kitayama" e teve início a era "Sanzanjidai". Mas ela não durou muito quando no início do século 15 "Shôhashi" unificou o Sanzan criando assim a "Dinastia Ryukyu" em 1492. O reinado Ryukyu com sede em Shurijô realizou transações comerciais com a China, Japão e países da Ásia, e fala-se que a técnica dos atuais objetos de arte tradicionais de Okinawa como a porcelana, tecidos e os laqueados foram transmitidos nessa época.

ABERTURA DO PAÍS E FIM DO REINADO DE RYUKYU

O Reino de Ryukyu foi atacado, em 1609, pelo Feudo Satsuma (atual província de Kagoshima). E ficou sob o domínio do Feudo Satsuma. No inicio da era Meiji (1868 a 1912) o reinado de Ryukyu foi integrado ao Japão (Por ocasião do Haihanchiken, os feudos foram abolidos e implantados os "ken"). Assim, o reinado de Ryukyu terminou os seus 450 anos de existência em 1879 e se tornou na atual província de Okinawa.

GUERRA DO PACIFICO - BATALHA DE OKINAWA

Na segunda guerra mundial, as batalhas ocorridas no Oceano Pacífico expandiram até Okinawa , em 1945, iniciando assim o ataque ao território japonês. As forças aliadas, lideradas pelos Estados Unidos, atacaram Okinawa entre abril e junho de 1945. Estes ataques foram tão violentos que a capital Naha e a Região Sul foram completamente destruídas e muitas vidas foram ceifadas.

DO FIM DA GUERRA ATÉ HOJE

Terminada a guerra e até ser devolvida ao Japão em 15 de maio de 1972, Okinawa foi ocupada e administrada pelos Estados Unidos durante 27 anos. Durante esse tempo foram construídas bases militares americanas que ainda hoje ocupam quase 20% do território da ilha de Okinawa Honto. Após o fim da guerra, ocorreu um surto econômico no Japão mas Okinawa não teve um desenvolvimento econômico nem uma industrialização comparado com outras províncias. Por isso, a natureza foi conservada em vários lugares. O mar e os rios não estão contaminados e atmosfera também. Os costumes, festas tradicionais, artes e música mantém-se ativas trazendo muitas pessoas a Okinawa fazendo o turismo como o principal elemento econômico. O povo de Okinawa tem orgulho de sua natureza local e de seus traços culturais, não causando dano ao ambiente e está empenhado em desenvolver um novo nicho turístico baseado na preservação do meio-ambiente.

Retirado: http://pt.visitokinawa.jp/about_okinawa/history/ visualizado às 1953 do dia 10/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário