Seguidores

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Pensamentos do mestre Ginchin Funakoshi


“Na verdade, a essência da arte foi resumida nestas palavras: O karatê começa e termina com cortesia” (Funakoshi, 1994, p. 44).

Você deve ser sempre profundamente solícito com cortesia, sendo sempre respeitoso e obediente aos mais velhos. Não existe arte marcial que não ressalte a importância da cortesia e das boas maneiras. (Funakoshi, 1998, p. 50).

Karate-do não é somente a aquisição de certas habilidades defensivas, mas também o domínio da arte de ser um membro da sociedade bom e honesto.
Os jovens, em particular, deveriam mostrar um interesse maior por suas famílias, e isto, sem dúvida, é uma questão importante, não apenas para o possível praticante de karatê, mas também para todo membro da raça humana. A mente do verdadeiro karateca deve estar imbuída de tais desvelos, antes de voltar a atenção para o seu corpo e para o aperfeiçoamento de sua técnica. Amor ao karatê, amor a si mesmo, amor à família e aos amigos: todos levam ao amor à própria pátria. O verdadeiro sentido do karatê só pode ser alcançado através desse amor (Funakoshi, 1994, p.110).

...o karatê não é, nem jamais foi, meramente, uma forma bruta de autodefesa. Pelo contrário, quem quer que realmente domine a arte do karatê tomará cuidado para não aventurar-se em situações ou lugares perigosos, onde possa ser forçado a usar a arte (Funakoshi, 1994, p. 121).

“Tenha cuidado”, escrevi num dos meus primeiros livros, “com as palavras que fala, pois, se você for arrogante, fará muitos inimigos. Nunca se esqueça do antigo ditado que diz que um vento forte pode destruir uma árvore robusta, mas o salgueiro verga-se, e o vento passa sobre ele. As grandes virtudes do karatê são a prudência e a humildade” (Funakoshi, 1994, p.102)

“O segredo da vitória está em conhecer a si mesmo e a seu inimigo” (Funakoshi, 1994, p.29).

Com o Karate-do, oferecendo sua ajuda aos outros e aceitando-a deles, o homem adquire a habilidade de elevar a arte ao estado de crença, em que possa aperfeiçoar corpo e alma e assim finalmente chega a reconhecer o significado verdadeiro do Karate-do (Funakoshi, 1994, p. 117).

Você estudará métodos de negacear e penetrar nas defesas do seu oponente, e reconhecerá como são essenciais um sentimento vigoroso e intrépido e um forte espírito de luta. Por último, você chegará a uma compreensão profunda de que além do que pensamos, que é o máximo, sempre há algo melhor (Funakoshi, 1998, p. 55).

O karate-do é uma arte marcial nobre, e o leitor pode ter certeza de que aqueles que se orgulham de quebrar tábuas ou telhas, ou que se vangloriam de poder realizar façanhas exóticas, como cortar a carne ou quebrar as costelas, realmente não conhecem nada de karatê. Eles estão brincando nos galhos e entre as folhas de uma árvore frondosa, sem ter a mínima idéia do tronco (Funakoshi, 1998, p. 17).

...sempre há alguns que têm como desejo único aprender karatê para utilizá-lo numa luta. Esses quase inevitavelmente abandonam o curso antes mesmo da metade do ano, porque é quase impossível que qualquer jovem, com objetivo tão tolo, continue por muito tempo no karatê (Funakoshi, 1994, p. 112).

Quando cheguei a Shuri, estava cheio de remorso. Por que havia entrado no confronto da guerra de braço? Teria sido por mera curiosidade? Mas a resposta verdadeira me veio a mente: era confiança excessiva em minha força. Numa palavra era orgulho. Era uma violação do espírito do Karate-do e me sentia envergonhado (Funakoshi, 1994, p. 65).

Nenhum comentário:

Postar um comentário