Seguidores

sexta-feira, 19 de abril de 2013

História do Karatê


História do Karatê


De registros precisos sobre a criação das artes marciais não se tem conhecimento, porém, algumas vertentes apontam que suas raízes são provenientes da antiga Índia , há mais de 2000 anos atrás, pois existem indícios de que nessa época
surgiu a primeira forma de luta sistematizada, denominada Vajramushti.
No ano de 520 AD, Bodhidharma, um monge budista indiano, fundador do budismo zen e patriarca do budismo, iniciou uma peregrinação em busca de conhecimento interior, viajando da India para a China, passando sua doutrina aos lugares onde andava e aos monges e pessoas que encontrava pelo caminho e desde então as artes marciais
começaram a se formar propriamente dito. Após uma longa jornada, chegou ao Templo Shaolin, na província de Honan, e lá encontrou um precário estado de saúde dos monges budistas. Passou para os monges uma série de atividades físicas,juntamente com a doutrina  Zen, afim de reabilitar a forma espiritual e física dos monges. Esses métodos eram baseados em Yoga e técnicas de respiração, sendo que seus movimentos eram semelhantes a técnicas de combate, técnicas essas que surtiram poderoso efeito, virando uma tradição e um eficaz sistema de autodefesa, denominado de Shaolin Kung Fu, conhecido no Japão por Shorinji Kempo.  A fama dos monges lutadores espalhou-se pela China, difundindo amplamente as artes marciais durante a Dinastia Ming,alastrando-se ainda por outros países da Ásia e dando origem a outros estilos de artes marciais, como exemplo o KARATE de Okinawa.
O KARATE é a arte marcial de Okinawa e foi criado no final séc.XIX. Denominado de “Te” por volta do séc XV,  com o aumento de intercâmbio cultural entre os povos, orientais, o Te se desenvolveu a partir desse intercâmbio. Como resultado da invasão de Satsuma, em 1609, o Karate teve um periodo de evolução, pois foi proibido o manuseio de armas, sendo retiradas todas elas e todas e toda e qualquer forma de uso das mesmas. Com essa medida, os treinos de Karate eram realizados secretamente pela aristocracia de Okinawa, passando de pai par filho. Apenas no século XIX, com uma maior evolução Karate, a modalidade passa a ter  a forma atual e logo após a libertação de Okinawa do poder de Satsuma, passa então fazer parte do governo japonês, o Karate teve liberada sua pratica e até mesmo, em 1904, passou a fazer parte das escolas públicas de Okinawa no ano de 1904. A partir dai criaram-se vários estilos que eram  praticados  em sua maioria por militares. Esses estilos passaram por uma grande evolução e os alunos mais antigos de cada um evoluíram separadamente e formaram os principais estilos de Karate existentes atualmente. Os objetivos do Karate são definidos pela filosofia Budo-japonesa, que se baseia na busca incessante do aperfeiçoamento pessoal e a harmonização do meio onde se vive. O Karate como arte marcial provém das técnicas de defesa sem armas, não podendo assim ser confundido  com um mero esporte. No Karate, cada praticante deve buscar as suas metas pessoais com objetivos diferenciados que devem ser respeitados, em que cada praticante terá a oportunidade de atingir as metas propostas, metas  essas no campo do autocontrole, equilibrio interior , saúde etc., que resultarão em um controle e correto direcionamento  dos impulsos de  agressividade naturais aos seres humanos.
Além dos benesses no campo psicológico do ser humano, os beneficios físicos são  incontáveis, visto tratar-se de um caminho para a saúde perfeita, correção de postura, respiração etc., coordenando o bem-estar físico, emocional e mental do praticante.
Como arte marcial e defesa pessoal, o Karate é altamente eficiente nas técnicas ultilizadas, levando o praticante  a estar apto a defender-se de qualquer ataque, levando ainda ao aprimoramento do sentido intuitivo de situções de perigo, fazendo com que  haja uma analise das intenções do adversário e uma correta atitude de bloqueio.
O objetivo principal do Karate não é sobrepujar o adversário fisicamente, pois prima pela força
e nobreza do espírito, da correta canalização ou anulação da agressividade. Mestre Ginchin Funakoshi já dizia:”Karate Ni Sente Nashi” (No Karate não existe atitude ofensiva.). Tal expressão mostra em sua clareza o objetivo principal do Karate, que é a não violência.
“Se o adversário é inferior a ti, então por que brigar? Se o adversário é superior a ti , então por que brigar?
Se o abversário é igual a ti, compreenderá, o que tu compreendes…então não hávera luta.
Honra não é orgulho, é consciência real do que se possui."


Nenhum comentário:

Postar um comentário