Seguidores

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Como a prática do Karatê atua no organismo?




Quais os benefícios para o corpo?
A prática controlada do karatê direcionada à educação, ao lazer, ao fitness e a qualidade de vida, pode favorecer a melhoria das funções motoras, a resistência musculoesquelética e a amplitude articular, além de favorecer a coordenação motora geral e específica. O indivíduo torna-se mais ativo, perspicaz, forte e resistente nas atividades cotidianas.
Alguns estudos têm demonstrado que a prática do karatê está relacionada a melhorias no sistema cardiovascular, na melhoria da força, da resistência, potência e flexibilidade, mudança na composição corporal e perda de peso. A prática do karatê tem sido relatada como um componente auxiliar na modificação do estilo de vida e na adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável, combatendo os diversos males associados à hipocinesia, próprios da vida contemporânea.
Quais as partes do corpo são mais exigidas?
O karatê trabalha com o peso do próprio corpo, o que favorece uma formação corporal harmoniosa e segura. O uso de implementos ou aparelhos não é fundamental ao praticante sem finalidades esportivas. As pernas e cintura pélvica, integradas, são fundamentais no processo de ação e reação, decorrentes da aplicação dos golpes de ataque e de defesa, exercendo a função de base para o equilíbrio, a estabilidade, a resistência, a velocidade de deslocamento e de reação, além de outras qualidades necessárias à prática. Por se tratar de uma atividade praticada eminentemente de pé, as pernas são trabalhadas constantemente. Algumas das características corporais do praticante de karatê são as pernas fortes, ágeis e flexíveis.

Psicomotor
Os movimentos complexos do karatê exigem do raciocínio motor tão quanto uma conta matemática, fazendo melhorar a inteligência em outras áreas de conhecimentos. Também fazem parte das aulas de karatê, técnicas de correção postural e técnicas de como cair no chão sem que ocorra algum acidente.

Afetivo-Social
O karatê é conhecido por seus conceitos de comportamento, respeito e disciplina. Por este motivo, crianças hiperativas, inquietas, com histórico de falta de limites ou agressividade são encaminhadas, por médicos e educadores, às aulas de karatê.
A verdade é que o Karatê é uma arte de origem oriental e incorpora alguns princípios de uma cultura milenar, apresentando fins educativos, como: a valorização do bom relacionamento interpessoal, respeito mútuo, caráter, disciplina, persistência e autocontrole.

“ O oponente mais poderoso está dentro de nós mesmos.” Hidetaka Nishiyama

Artigo escrito por Anderson Martins e retirado do endereço http://www.espacomulherbemviver.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário